sábado, 30 de janeiro de 2010

IMEI: Proteja seu celular contra roubos

Bloqueie completamente o aparelho e dê prejuízo ao bandido.

A tecnologia GSM adotadas por todas as operadoras do Brasil, nos trouxe independência de escolha da operadora e praticidade na mudança de chip's, podendo manter nosso número em qualquer celular que ele seja inserido, porém facilitou nas ações dos bandidos que rapidamente trocam o chip por outro e passam a usar os aparelhos normalmente. Um milhão deles são roubados todos os anos no país. Isso só os que são registrados por B.O. fora os que não dão queixa.

A melhor arma atual na luta contra o roubo de celulares é o bloqueio do IMEI. Realizar esse bloqueio em conjunto com o do seu chip, impede que o espertinho que roubou ou achou seu celular o use, venda ou troque.

Primeiramente bloqueando o chip evitar que seja usado em operações ilícitas, como trotes por exemplo. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip.

Depois de bloquear o chip você deve fazer imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima (ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI). Assim prova que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

Para quem não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série. Ele pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade.
 Localização do IMEI

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

0 comentários: